Dentre inúmeras dificuldades encontradas nos sistemas fornecidos pelo DATASUS (Depto. de Informática do SUS) o SIAB possui limitações bem acentuadas. Sua tecnologia baseada em sistema operacional MS-DOS e conteúdo que impede com que as equipes de saúde da família consigam realizar um acompanhamento preventivo familiar mais eficiente. Para resolver esses problemas foi criado o GeoHealth
Processo atual
O processo atual para coleta dos dados realizado pelos agentes comunitários de saúde é feito com visitas domiciliares diárias às famílias. Uma grande quantidade de papel contendo informações de saúde da população é gerada e encaminhada para a Unidade Básica de Saúde (UBS).
O digitador da UBS é responsável em transcrever as informações para o SIAB, neste processo algumas falhas podem ocorrer no preenchimento das fichas como:
- Falta de campos padronizados
- Esquecimento de campos
- Rasuras
- Endereço inexato
- Demora para entrega das fichas
Software GeoHealth
O software GeoHealth possui dois módulos chamados GeoHealth Web e GeoHealth Mobile que oferecem as seguintes funcionalidades
- Preenchimento das Fichas do SIAB (A, B, C e D) via Web ou com Tablet
- Exportação para o SIAB
- Classificação de Risco das Famílias
- Geolocalização das famílias cadastradas
- Ferramenta de BI (Business Inteligence) para consulta das informações via WEB
- Telas HTML para acompanhamento das famílias
- Geração de Mapas do Google Maps
O processo de coleta dos dados realizado pelos ACS agora oferece melhorias de velocidade, segurança e confiabilidade. A figura abaixo mostra como fica o cenário de preenchimento das fichas do SIAB durante as visitas domiciliares.
Telas Exemplo